segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Ichigo e Rukia conhecem seus sentimentos?

Inspirado pelo capítulo 436, resolvi escrever essa análise. Nós IchiRukis sabemos que o que há entre o Ichigo e a Rukia é muito mais que uma simples amizade, mas o quanto será que os próprios personagens conhecem seus próprios sentimentos? Apesar de serem mais que amigos, será que eles próprios percebem isso ou acaba sendo algo inconsciente?

Aqui tem a primeira imagem que queria discutir, logo nos primeiros capítulos:


Aqui vemos o Ichigo admitindo que se preocupa com a Rukia, mesmo ficando um pouco sem graça por ela ter percebido a preocupação dele. Até aqui, nada que realmente possa ser visto como sentimento romântico, afinal, o Ichigo se preocupa com todos os seus amigos, mas o fato de ter admitido isso nessa cena é curioso. Mas vamos prosseguir...

Durante a luta contra o Grand Fisher, tem essa cena que para mim explica muita coisa:


Nessa cena, vemos a Rukia monstrando compreender bem o Ichigo, ao perceber que ele possui um grande problema, mas que não deveria forçá-lo a falar nada. Ela sabe que não deve pressioná-lo, sabe que é melhor esperar e se coloca a disposição dele para quando ele quiser conversar. Além de muito linda essa cena, acho que ela diz muito sobre a personalidade da Rukia e o jeito dela encarar o Ichigo.
E vemos como essas palavras da Rukia não apenas funcionaram na hora como também marcaram ele! Após a luta contra o Aizen, Ichigo repete as mesmas palavras para o Isshin e diz que essas palavras ajudaram ele:

Nessa cena, após a luta contra o Grand Fisher, vemos a Rukia se surpreendendo com a atitude do Ichigo:

Como ela diz antes do fim da luta, era a primeira vez em que o Ichigo parecia determinado realmente com o trabalho de shinigami e, mesmo que fosse para proteger seu orgulho, aquela era uma luta dele e ele queria lutar sozinho. A expressão do Ichigo nessa cena sem dúvida é de determinação e a da Rukia é um pouco mais complicada de analisar, transmite uma mistura de alívio, porque tudo acabou bem, com surpresa, pela atitude do Ichigo, mas é uma cena onde ela percebe o amadurecimento dele, não apenas como shinigami, mas como pessoa.

Tudo bem que as próximas cenas não são sobre o que os dois sentem, mas mostram a opinião de outras pessoas (Keigo, Inoue e estranhos) sobre eles. Mesmo que fosse apenas brincadeira, sacanagem com eles, é fato que os dois conviviam bastante e isso estava ficando muito óbvio, ou seja, havia pelo menos algum fundamento para os boatos:

Quando perguntam se a Rukia gostava do Ichigo, olha a reação de surpresa dela:

Ela evidentemente não esperava aquela pergunta, mas vejam que as amigas dela percebiam que os dois realmente estavam bastante próximos:

Agora, olhem a resposta dela:

Essa última cena merece uma atenção especial, pois para mim ela demonstra que a Rukia já sabia que sentia "algo mais" pelo Ichigo. Apesar dela negar com um sorriso um tanto forçado, ela pensa claramente em "Amor, companheirismo, amizade". Que ela e o Ichigo fossem amigos, sem dúvida alguma eram, companheiros também, pois lutavam juntos e compartilhavam os mesmos deveres: Combater os hollows e enviar os plus à Soul Society. Mas, por que incluir o Amor nesse pensamento? Se ela não tivesse certeza, essa cena deixa evidente que pelo menos estava em dúvida quanto a isso e, se você tem dúvida se ama alguém que já é seu amigo, é porque você realmente sente algo diferente por ele que, se não for amor, é pelo menos paixão ou uma "queda"

Mas por que ela nega? Por que ela pensa que era tudo problema?

A resposta é dada nos capítulos seguintes:
Rukia sabia que seria levada a Soul Society e que se ficasse ao lado do Ichigo, o colocaria em perigo:


Rukia se recorda do que lhe perguntaram e pensa em tudo como uma emoção triste. Por que uma emoção triste, senão pelo fato de que teria que deixar em breve ao mundo ao qual estava se apegando?

E novamente vemos "Amor, companheirismo e amizade" e ela diz que os shinigamis não deveriam ter sentimentos desnecessários. É óbvio que ela está sofrendo muito ao lembrar disso, e não é porque seria condenada ao voltar para a Soul Society, essas cenas são muito claras: Ela estava triste pois teria que deixar seus amigos e porque estava tendo que negar seus próprios sentimentos para si mesma. Nesse instante, para mim, a Rukia percebeu definitivamente que amava o Ichigo e, para constar, foi a partir desse momento que também me tornei IchiRuki definitivamente.

Meio OFF aqui: Chimizu IchiRuki roxa!!!

Voltando à análise...
Nessa cena, vemos a Rukia dizendo coisas obviamente opostas ao que sente, na esperança de salvar a vida do Ichigo:


Ele mesmo não compreende essa atitude e exige que a Rukia olhe para ele. Aqui pode ser ou não uma conotação romântica dele, mas poderia ser apenas indignação por não compreender a intenção dela ao dizer aquilo:

Mas na página seguinte há uma grande mudança:


Rukia pede para ele sobreviver e enfim cai a ficha e ele se irrita por ter sido protegido por ela enquanto ele é quem deveria tê-la protegido:

Nessa cena, Ichigo já tinha decidido que treinaria com Urahara para salvá-la, mas se sente estranho ao ver que tudo parecia normal sem ela, ou seja, todos estavam fazendo as coisas de sempre, ninguém se lembrava dela, mas para ele algo estava errado com isso tudo:

Na saga da SS, vemos Ichigo explicando para Ginjou porque estava tão determinado em salvá-la:


Uma análise fria dessa cena poderia sugerir que ele apenas estava lutando por culpa, mas ao mesmo tempo vemos ele reconhecer que a Rukia vai morrer POR ELE. E de fato ele se mostrou várias vezes, antes e após a saga da SS, capaz de se sacrificar por ele, e o Ichigo sabe disso.

Uma cena muito linda e que mais uma vez deixa explícito o lado "mais que amigos" dos dois, Hanatarou falando com Ichigo sobre a incrível confiança que a Rukia tinha nele e sobre a culpa que sentia por ter envolvido ele em tudo aquilo:

E aqui vemos que é algo recíproco:

Se até esse momento o Ichigo foi salvá-la por uma dívida (algo em que não acredito), a partir daí ele sem dúvida a via como uma semelhante, como alguém que mudou sua vida e que era importante para ele, alguém que ele não deixaria morrer mesmo que tivesse que dar sua vida por isso.
Sobre estar disposto a morrer para salvá-la...

Ao reencontrá-la, mais uma vez vemos a preocupação mútua deles:
E aqui vemos o Renji repetindo para a Rukia que o Ichigo sabe que ela mudou o destino dele e que por isso ele é grato a ela:

Percebam como ela parece surpresa nessa cena. Ela se lembra do que disse para o Hanatarou pois, com base nas palavras do Ichigo, era óbvio que ele tinha conversado com o Hanatarou e sabia de tudo o que ela disse. E ela chora, mas não é um choro de sofrimento aqui, ela parece ter ficado confusa, mas ao mesmo tempo feliz em ver que o Ichigo não a culpava e que, ao contrário, era grato.
Após o resgate, Rukia decide ficar na Soul Society para se recuperar e, ao dizer isso para o Ichigo, ele se recorda do momento em que ela foi levada e percebe que agora ela estava ficando por conta própria e que não deveria mudar os sentimentos dela:


Percebam que ela fica meio surpresa por ele não tentar convencê-la a ir, como se esperasse que ele fizesse isso, e ele dá um sorriso um tanto forçado, dizendo que aquilo era algo bom, o que pra mim mostra que ele realmente esperava que ela fosse com ele, mas que ele compreendia o lado dela.

E aqui, vemos mais uma vez que a importância dela vai muito além do fato de ter dado poderes a ele, mas ela também o conforta e estabiliza seu mundo interior:

Cena clássica em que a Rukia o anima em um momento delicado e afirma que ele mora no coração dela, o que sem dúvida o surpreende e o anima:


Aqui, Rukia tem uma atitude parecida com a da luta contra o Grand Fisher, ao mostrar que se preocupa com o Ichigo, mas que não iria interrogá-lo sobre coisas que ele não falou para ela, mesmo que ela tivesse o direito de fazer isso após tudo o que passaram. E a expressão dela demonstra confiança no Ichigo, ela sabe que ele amadureceu e sabe o que está fazendo.

Essa cena para mim é outra cena chave:


Ichigo sem dúvida fica muito feliz ao ver que a Rukia estava bem, e ela diz para deixarem a conversa para depois, mostrando confiar nele (o que é mostrado também no sorriso que ela sá após ele ir) e eu me pergunto como teria sido essa conversa se tudo tivesse acabado bem, afinal, diferente da Inoue, a Rukia não teve nenhuma "época tranqüila" ao lado do Ichigo, pois mesmo após o resgate na SS, ainda havia a preocupação com o Aizen e a batalha que se aproximava, quem sabe sobre o que falariam se tudo acabasse bem? Se após salvar a Inoue, Aizen fosse derrotado e pudessem finalmente conversar sem preocupações? 
Infelizmente, o fim da guerra não foi tão bem assim... Ichigo perdeu os poderes e isso significava que não poderia mais vê-la:


Apesar de tentarem conter a tristeza, na última troca de olhares não teve como: Ambos deixaram bem a mostra o quão difícil aquilo seria. E, mesmo que o Ichigo tentasse negar depois, a Rukia FAZ SIM FALTA em sua vida.
Aqui temos ele pensando, com grande destaque, que a Rukia não foi para Karakura nenhuma vez:

Por fim, chegamos ao capítulo 436. Quando Sado fala para o Ichigo se lembrar do que teve orgulho ao ser shinigami, ele pensa primeiro em todos os amigos em momentos importantes na sua vida como shinigami. Mas reparem na única imagem onde é ele mesmo quem aparece. Aquela imagem é do resgate da Rukia, então por que ela não aparece?

Em todas as demais cenas (salvando a Inoue do irmão, o Sado no capítulo do pássaro, a Karin, a luta com o Ishida contra o Menos Grande e após derrotar o Aizen) a Rukia estava presente. O que todos esses momentos importantes tem em comum? Rukia! 
Mas era doloroso pensar nela, por isso golpeia o Keigo quando fala nela, por isso tentou não falar nada sobre seu passado como shinigami, por isso ela não aparece nessas cenas. Mas chegou um momento que não tinha como não pensar nela:


No momento em que o Ichigo se lembra dela, seus sentimentos obviamente mudam e isso faz com que ele recupere os poderes.

Então, minha conclusão é que tanto o Ichigo quanto a Rukia já perceberam o que sentem um pelo outro, mas nunca tiveram um momento apropriado para conversarem. A Rukia percebeu quando estava prestes a voltar para a SS, bem no início, agora o Ichigo levou mais tempo, percebendo ao longo da saga da SS. 

Com a perda dos poderes, eles não poderiam ficar juntos, ou pelo menos é o que ambos pensavam, então, Ichigo preferiu tentar esquecê-la, mas não pôde e foi graças a ela que recuperou os poderes, pois lembrar dela o fazia lembrar de seu orgulho, do seu trabalho de shinigami, da sua capacidade em proteger e de sua auto-confiança, assim como ela o fez se lembrar antes da saga do HM, ao fazê-lo enfrentar o hollow.

FIM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário